Cia de Borracha

  • 1. Objetivo

    Esta norma estabelece recomendações técnicas para embalagens e armazenagem de peças de borracha para uso em empresas visando, basicamente, preservar todas as suas características técnicas originais durante o período de estocagem.

  • 2. Condições Ambientais

    De um modo geral a temperatura do local de armazenagem deve ser a ambiente. Acima da temperatura ambiente a degradação de certos tipos de peças já começa a ocorrer;


    Umidade:

    Os ambientes úmidos devem ser evitados.


    Luz:

    Todas as peças de borrachas devem ser protegidas contra incidência direta de luz, principalmente a luz solar e/ou luz artificial forte com alto teor de raios ultra-violeta.


    Oxigênio e Ozônio:

    Oxigênio – Sempre que possível as peças de borracha vulcanizadas devem ser protegidas dos locais com grande circulação de ar.


    Ozônio – Cuidados especiais devem ser tomados devido aos efeitos, particularmente sérios, do ozônio sobre armazenagem das peças de borracha vulcanizada.


    No local de armazenagem, as peças de borracha devem ser estocadas a uma distância de pelo menos 3 metros de quaisquer fontes geradoras de ozônio, tais como: lâmpadas de vapor de mercúrio ou fluorescente, equipamentos de alta tensão, motores elétricos, outros equipamentos que possam gerar faíscas ou descargas elétricas “silenciosas”.


    Radiação – O contato ou a proximidade com materiais radiativos deve ser evitado.

  • 3. Contatos diretos com outros materiais

    Líquidos, sólidos e vapores

    Peças de borracha vulcanizada não devem entrar em contato com materiais sólidos, líquidos e produtos pastosos, tais como: produtos químicos, óleos, graxas e peças metálicas (em particular as peças de cobre e manganês).


    Outros tipos de borracha

    O contato entre borracha de diferentes tipos de composição deve ser evitado, principalmente quando estas peças forem de cores diferentes.

  • 4. Embalagem

    No caso específico de anéis de vedação tipo o-ring é recomendável a utilização de pacotes de papel plastificado.

  • 5. Limpeza

    A limpeza das peças de borracha deve ser efetuada preferencialmente com água e sabão neutro. Deve-se evitar materiais abrasivos (lixas, esmeril, etc) ou solventes (hidrocarbonetos, tetracloretos de carbono, etc.)

  • 6. Rotatividade do Estoque

    As peças de borracha devem ser estocadas durante o menor tempo possível.


    Deve-se promover a movimentação do estoque de forma que as primeiras peças que entram sejam as também a sair.


    Para maiores informações, entre em contato conosco!

Share by: