Anéis O’ring

O anel o’ring foi inventado por Thomas Edison, porem foi Niels A. Christensen que obteve patentes nos E.U.A. e Canadá para certas aplicações. O descobrimento da borracha nitrílica (Buna-N) foi uma importante contribuição para o desenvolvimento posterior do o’ring. Por volta de 1940, tornou-se urgente a necessidade de produção maciça para atender o esforço de guerra, o que demandava padronização, economia e melhoramentos nos produtos e métodos de produção existentes. Foi nesta oportunidade que se iniciou uma grande expansão no uso de O’ring.


Hoje o o’ring é o mais versátil dispositivo de vedação conhecido. Ele oferece uma série de vantagens sobre outros métodos de vedação numa grande variedade de aplicações, devido a sua simplicidade, baixo custo, facilidade de instalação e requisitos de espaço pequeno, sem estruturas de apoio.


O método de aplicação dos anéis O’ring, é simples: pistões, hastes, válvulas e juntas estáticas são perfeitamente vedados e não requerem posterior atenção. O elastômero de que é feito o anel comporta-se em serviço como se fora um fluido de viscosidade extremamente alta e transmite por si próprio a pressão de trabalho aos pontos onde tem contato com o cilindro e o canal do alojamento. Inicialmente, o anel é montado com ligeiro aperto ou interferência, a qual é muito importante, e que é determinada pela seção do anel e pela profundidade do canal.

Share by: